quinta-feira, 13 de maio de 2010

Desenvolver o ritmo utilizando garrafas pet


Introdução

Nosso objetivo nesse trabalho foi desenvolver o ritmo através de garrafas pet, reproduzindo som e movimentos,o método de aprendizagem foi o de reprodução, em espelho, onde o individuo tinha que repetir o movimento do outro, trabalhando assim a memorização. o individuo tinha que criar uma sequência de movimentos e tinha que seguir o ritmo de uma musica proposto pelo nosso grupo.

Observamos que no inicio dessa tarefa tivemos dificuldades, pois não tínhamos assimilado a sequência, após algumas repetições assimilamos e passamos a errar menos, no inicio da tarefa estávamos no estagio de cognitivo, depois passamos para o associativo e por ultimo o autónomo (Fitts e posner, 1967). ´´ No ser humano constata-se uma tendência para a automatização do controle na execução de movimento, desde os mais básicos e simples até os mais sofisticados `` (PCN).

Notamos também que o processo de desenvolvimento de uma habilidade, no caso o refinamento do movimento, está intimamente relacionado com os níveis de atenção de cada indivíduo. Quando surgem movimentos novo, gera um desequilíbrio na tarefa, onde o indivíduo tem que procurar estratégias para solucionar o problema e chegar novamente ao equilíbrio da ação (Piaget, 1997).

Segundo Tani,(1988) o ritmo influência e beneficia a coordenação motora, esquema corporal, percepção espacial e temporal, ou seja, aspectos da psicomotricidade humana. Notamos que graças ao ritmo, os indivíduos foram se auto-conhecendo corporalmente, principalmente suas limitações, e desenvolvendo suas noções espaciais e temporais. ´´ O ritmo constitui a coordenação motora e a integração funcional de todas as forças estruturadoras, tanto corporal como psíquica e espiritual `` (Gandara,1989).

Surrealismo

A relação entre o quadro Girafas em chamas de Salvador Dali, pintado em 1937 e nossa atividade é que: as gavetas distribuídas pelo corpo feminino pintado na imagem, nos passa a ideia de armazenamento de memórias e lembranças que cada indivíduo possui, este quadro foi pintado em um momento no qual Dali estava se aprofundando nos trabalhos psicanalíticos de Sigmund Freud. Observamos também que o corpo pintado nos passa a ideia de um padrão estereotipado de corpo perfeito, que são buscados principalmente por adolescentes.

Referencias Bibliográficas:

TANI, G. ´´Educação física escolar: fundamento de uma abordagem desenvolvimentista``
SP, EPU, 1988.
GANDARA, M. ´´ Atividade ritmada para crianças ``SP, M Gandara, 1989.
PIAGET, J. “ Seis estudos de psicologia” R.J., Forense universitária, 1997.
FITTS,P. M.;POSNER, M. I. “Performance humana” Belmond, CA, Brooks/Cole, 1967.

Nenhum comentário:

Postar um comentário