quarta-feira, 7 de abril de 2010

crescimento e desenvolvimento

a teoria dos estágios, segundo a qual a percepção das crianças evolui em etapas relativamente bem definidas é do psicólogo suíço Gean Piaget. Na década de 30 se pensava que o cognitivo das crianças eram semelhante aos dos adutos, apenas com uma diferença de grau, observando as crianças, Piaget percebel que não é uma diferença degrau mas da própria forma de pensar as habilidades cognitivas das crianças são diferentes, tendo mudanças em estágios específicos: sensório motor (0 a 2 anos), pré-operatório (2 a 7 anos), operatório concreto (7 a 11 anos) e lógico formal (11 a 15 anos), para o gallahue é dividido da seguinte forma: fase reflexa ( 4 meses a 1 ano), fase motora rudimentar (1 a 2 anos), fase fundamental(2 a 7 anos), fase especializada (7 a 14 anos), a partir dessas informações chegamos a conclusão que todas as fases cognitivas e motoras são importantes para o individuo, pois, quando cada uma delas termina serve de base para a outra.
Segundo Helem bee (2003) os ossos do crânio de um bebê é formado por vários ossos separados por espaços chamados de fontanelas, as quais permitem que a cabeça do bebê seja comprimida sem prejuiso no nascimento e também dão ao cérebro espaço para crescer,
Segundo Romanie e Lira(2004) todo ser humano nasce com um potencial genético de crescimento que poderá ou não ser alcançado, dependendo das condições de vida a que esteja exposto desde a concepção até a idade adulta. O Gallahue (2005) fala que um ambiente que faça a criança participar de atividade física vigorosa vai ajudar a promover o desenvolvimento ósseo e muscular, crianças ativas tem menos gordura e mais massa corporal, a atividade física ajuda no desenvolvimento, porem, essa atividade deve ser moderada, pois, o exercício físico extenuante realizado por períodos extensos pode resultar em lesões do músculo e da epífise do crescimento.
A Pesquisa Nacional sobre Saúde e Nutrição (PNSN) de 1989, revelou que 31% das crianças brasileiras menores de cinco anos apresentavam alguma forma de desnutrição e que o deficit mais frequente estava na relação altura/idade, indicando predomínio de desnutrição cronica.
A condição de nascer com peso inferior a 2500 gramas se cosntitui um expressivo fator de risco para um posterior retardo no crescimento das crianças.
fatores sócios económicos também são citados por Romanine e Lira, a ifluênçia da renda familiar sobre o estado de saúde e da nutrição da criança é relativado por outros determinantes como: educação, tipo de moradia, saneamento, acesso aos serviços de saúde, bens de consumo dentre outros. Depois do nascimento, o periodo de maior risco para a criança é o desmame. auguns estudos tem demostrado que vitaminas e minerais também exercem uma ação evidente sobre o processo de crescimento da criança e que sua carência tem implicações severas sobre o crescimento e desenvolvimento infantil. os hormônios são fatores de estrema importância para o crescimento e desenvolvimento da criança ex. de hormônios: hormônio do crescimento (GH), homônio da tiróide e homônio gonodais(andrógeno e estrógeno)

Romani, Sylvia de Azevedo Mello; Lira, Pedro Israel Cabral. Fatores determinantes do crescimento infantil. Rev. Bras. Saude Mater. Infant. 4(1): 15-23, ND. 2004 Mar.
SciELO Brasil

Bee, Helem. a criança em desenvolvimento. Porto Alegre, Artmed, 2003.

GALLAHUE, D. e OZMUN, J. C. Compreendendo o desenvolvimento motor: bebes, crianças, adolescentes e adultos. São Paulo, Phorte, 2005.

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