quinta-feira, 13 de maio de 2010

Crescimento e desenvolvimento na adolescência

No Brasil os adolescentes representam 21% da população, num total 35 milhões de habitantes com idade entre 10 e 19 anos.

A adolescência é um período de transição entre a infância e a vida adulta, caracterizado pelas intensas mudanças corporais da puberdade e pelos impulsos do desenvolvimento emocional, mental e social. Todas essas mudanças são partes de um processo continuo e dinâmico, que se inicia na vida fetal e vai se modificando durante a infância, sob a influência favorável ou desfavorável do meio ambiente e do contesto social, termina com o completo crescimento físico e maturação sexual. (Castilho & barros 2000).

Socialização do adolescente

Muitos fatores influenciam o processo de socialização do adolescente:
Pessoas como: família, colegas, amigos e adultos significativos desempenham papel de acentuada importância no desenvolvimento social do adolescente.
Instituições: a escola é provavelmente, o agente básico, pela simples razão de que nela o adolescente passa boa parte do dia. O programa de educação física é responsável pelo desenvolvimento de movimentos fundamentais e de habilidades esportivas na atividade da cultura, esse programa está encarregado de informar as crianças sobre a aptidão e ajudá-los a desenvolver as habilidades necessárias para uma vida saudável.
Atividades: as brincadeiras, os jogos desportivos das crianças, entre outros, são elementos-chave no processo de socialização (Gallahue, 2005).

Idade biológica e idade cronológica
Segundo torinho & torinho filho (1998), a determinação da idade cronológica é um procedimento que pode levar a um erro metodológico por não garantir um poder discriminativo das capacidades físicas, e pode ser um caminho desastroso, a idade biológica, por outro lado, corresponde a idade determinada pelo nível de maturação dos diversos órgãos que compõe o homem.
Gallahue (2005), fala que, basear-se exclusivamente na idade cronológica, como guia para seleção de equipe esportiva é insensato e incompatível com o que sabemos sobre desenvolvimento motor.
Segundo Castilho, S. D. & barros filho, A. A.( 2000), as crianças que tiveram o crescimento prejudicado (grave desnutrição) por um período prolongado durante os primeiros anos de vida, não mas recuperaram essa perda, mesmo que o atraso cesse, apresentando na idade adulta um estatura inferior ao seu potencial genético.
Satyanaryana ET AL. Observaram um grupo de crianças na índia, com grupos variados de deficiência de estatura para a idade aos cinco anos, todos foram medidos aos cinco e dezoito anos, e ganharão em media a mesma estatura (62 cm.). O estirão da adolescência não recupera perdas de estatura adquirida no inicio da vida.
O inicio da puberdade pode influenciado por muitos fatores, porem o genético desempenha papel dominante, exemplo: as meninas chinesas tendem a atingir a menarca mais cedo do que as meninas de origem européia, as meninas negras mais cedo que as brancas. (Gallahue, 2005).
Socialização do adolescente
Segudo gallahue (2005), suicídio é a terceira causa de morte entre 15 e 25 anos, (America academy of pediatrics, 2001). Cerca de 22% dos jovens norte americanos estão envolvidos em crimes violentos: assaltos, estupros e furtos. (us departamento de justiça, 1998). Quase dois terços das mulheres com menos de 25 anos que já tiveram o 1° filho não são casadas. (America children, 2000).

As modificações físicas constituem a parte da adolescência denominada puberdade, caracterizada, principalmente, pela aceleração e desaceleração do crescimento físico, mudança de composição corporal, eclosão hormonal envolvendo hormônios sexuais e evolução da maturação sexual, que pode ser acompanhada através do desenvolvimento de caracteres sexuais secundários masculinos e femininos. Evolui paralelamente ás mudanças corporais aquelas de ordem psico – emocional, que foram, por Knobel e Aberastury,( 1981) reunidos na Síndrome da Adolescência Normal. Constituem características importantes dessa síndrome a busca da identidade, a tendência grupal, o desenvolvimento do pensamento conceitual, a vivência temporal singular, havendo, por vezes, um descompasso entre o corpo pronto para a reprodução e o psíquico despreparado para esse evento.

relacionamos que no quadro Girafas em chamas (1937) de Salvador Dali, as gavetas distribuídas pelo corpo feminino pintado na imagem, nos passa a idéia de armazenamento de memórias e lembranças que cada indivíduo possui, este quadro foi pintado em um momento no qual Dali estava se aprofundando nos trabalhos psicanalíticos de Sigmund Freud. Observamos também que o corpo pintado nos passa a idéia de um padrão estereotipado de corpo perfeito, que são buscados principalmente por adolescentes. Dali procurava mostrar sua insatisfação com a ditadura Franquista que passava a Espanha naquela época, pintando imagens de monstros em seus quadros, no caso uma girafa em chamas. Nostradamos diz que as imagens de monstros são presságios de guerras, e, em 1937, ano da guerra civil espanhola, Dali pintou diversos quadros com imagens de girafas ardendo em fogo.

Referencias Bibliográficas:

GALLAHUE, D. L. compreendendo o desenvolvimento motor, São Paulo, phorte, 2005.
CASTILHO, S. D. & BARROS FILHO, A. A. crescimento pós menarca, arq. Brasil endócrino metab. Vol. 44, n° 3, junho, 2000.
KNOBEL, M.& ABERATURYM, M. Adolescência e psicopatia: luto pelo corpo, identidade e pelos pais infantis. Porto Alegre –RS- Artes Médicas,1981 in: Dra. Saito, M .I. Adolescência , cultura, vulnerabilidade e risco. Departamento de Pediatria FMUSP, 2000.
TORINHO FILHO, H. & TORINHO, L. S. P. R. Crianças, adolescente e atividades fisica: aspectos maturacionais e funcionais, rev. paul. educ. fis., São Paulo, 12(1): 71-84, jan./jun. 1998.

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