sexta-feira, 28 de maio de 2010

Adulto e idoso

verifica-se hoje um crescimento da taixa de longevidade, e o numero de pessoas que atinge a terceira idade tende a aumentar, devido ao desenvolvimento da medicina neste século. com o crescimento desta população, aumenta a demanda de atividade de lazer e ainda há muito a ser feito para que a terceira idade se constitua a faixa etária privilegiada para vivência do lazer.

alterações fisiológicas em adultos e idosos

Inúmeros fatores afetam o modo como os adultos desempenham tarefas motoras. esses fatores incluem o estado de saúde de vários sistemas fisiológicos, características psicológicas, o ambiente em alteração, as exirgências da tarefa ou a combinação desses fatores. com a idade, observamos declínio no desenvolvimento motor. Esse declínio pode ser atribuído ao envelhecimento, a doenças, a estilo de vida ou a combinação desses elementos. Os tempos de reação tendem a declinar. Estratégias de intervenção que minimizam a piora no tempo de reação incluem a oportunidade de prática da tarefa, o aumento da intensidade do estimulo, o uso de uma tarefa familiar ao indivíduo e a participação em um estilo de vida fisicamente ativo.

A manutenção do equilíbrio e da postura perde eficiência com a idade, particularmente na idade adulta mais velha. declínio na força e no controle muscular, no sistema sensoriais, na flexibilidade das articulações e nas características físicas interagem para alterar o processo de equilíbrio e postura. Mesmo havendo muito declínio no desempenho motor associado à idade, certos indíviduos permanecem fisicamente ativos e, em alguns casos, desempenham tarefas motoras em nível excepcionalmente alto.

Desenvolvimento psicossocial

Muitos aspectos da área psicossocial interagem frequentemente e de várias maneiras com uma série de características da área motora. Fatores como um sentimento de bem-estar imagem corporal, posição de controle e de pressão podem ser influenciados pelo envolvimento de um adulto em atividade fisica. O estado de saúde e os níveis de atividade fisica são também reconhecidos como indicadores de longevidade e envelhecimento bem-sucedido
(Gallahue, 2005).

Referências Bibliográfica:

GALLAHUE, D. L. compreendendo o desenvolvimento motor, São Paulo, phorte, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário