sábado, 15 de maio de 2010

O que interfere na aprendizagem

tópico gerador: vídeo de dança dos alunos do período noturno.

Nesse vídeo observamos que o método utilizado pelos alunos, vai contra o método de ensino que estamos estudando, onde o professor traz uma coreografia pronta e os alunos apenas reproduzem, é muito provável que alguns dos alunos não tenham aprendido a coreografia e sim apenas reproduziram os movimentos de algum aluno mais abilidoso.

A tarefa foi fraguimentada e passada em bloco, a medica que os alunos aprendiam uma parte da tarefa, o professor acrescentava mais uma parte até concluir a tarefa, a atividade foi passada através dos estímulos visuais e auditivo. Podemos observar também o feedback extrincico (visual e auditivo), para fazer a coregrafia foram utilizados movimentos do dia a dia como andar, movimentar os braços para cima, para baixo, para o lado, com isso observamos que não teve aprendizagem de movimentos, pois não aprenderam movimentos novos.

Ao estabelecer diretrizes para uma pratica de ensino, temos antes de tudo que nos preocuparmos com a pessoa que a pratica, devemos nos atentar para os potenciais e para as diferenças de cada individuo, é preciso conhecer quais são essas potencialidades, as quais deveram ser estimadas. alem disso conhecendo o potencial do aluno, ele tera uma maior facilidade de aprendizagem.

segundo Gardner (1999) os educadores precisam levar em conta as diferenças entre as as mentes de estudantes e, tanto quanto possível moldar uma educação que possa atingir a infinita variedade de estudantes, existem varias maneiras de se ensinar uma habilidade, exemplo posso fezer o movimento, explica-lo, desenha-lo ou passar um video, o que vai determinar o modo de ensino é forma que aluno melhor aprende.

Referencias Bibliográficas:

SCHIMIDT, R. A. Aprendizagem e performance motora. Rio Grande do Sul. Ed Artmed,
2001.

GARDNER, H. Overdadeiro, o belo e o bom. Rio de Janeiro. objetiva, 1999.

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